A Semapa investe os seus recursos na criação de um futuro sustentável, procurando criar valor e impactar positivamente a qualidade de vida das gerações presentes e futuras.
Estabelecemos como base e prioridade a sustentabilidade económica da nossa organização, visando a criação de valor para todas as partes interessadas agora e no futuro. Assumimos de forma inequívoca a necessidade de sustentabilidade ambiental, tendo claras as aspirações para o ambiente em que vivemos e as possibilidades de permanente otimização na utilização de recursos naturais. Definimos a sustentabilidade do capital humano, com a otimização dos níveis de bem-estar individual e organizacional e assumimos a sustentabilidade do capital social, enquadrando-nos nas sociedades em que nos inserimos, como parte integrante da nossa razão de ser.
Pretendemos assim interiorizar as melhores práticas de sustentabilidade nas nossas atividades diárias e no nosso processo de decisão tendo como pano de fundo uma visão de longo prazo para a organização assente em quatro pilares: garantir o retorno adequado para os acionistas (Negócios), melhorar o desempenho ambiental (Ambiente), garantir o bem estar dos nossos colaboradores (Pessoas) e gerar valor na sociedade em que nos inserimos (Comunidade).
A Semapa assume os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas na sua estratégia, investimentos e atuação.
As empresas subsidiárias têm as suas próprias políticas gerais e específicas para as diferentes componentes da sustentabilidade. Estas políticas estão assentes em princípios que têm por base procedimentos para a gestão dos impactos das suas atividades e propõem soluções para a resolução de não conformidades, e melhoria geral dos seus processos.
De forma a harmonizar uma efetiva transposição dos princípios orientadores e dos compromissos do Grupo nesta área para a atuação de cada uma das empresas subsidiárias e para integrar numa linha conjunta todos estes esforços, a Semapa tem em desenvolvimento uma Carta de Compromissos com critérios para uma atuação sustentável, a aplicar transversalmente a todas as empresas do Grupo.
NAVIGATOR
As atividades da Navigator têm por base um modelo sustentável do negócio com foco na criação de valor em toda a sua cadeia e que assenta em três grandes áreas: Floresta e Indústria, Pessoas e Parcerias.
Este modelo é inspirado na identidade da Empresa e é expresso na sua Visão, Missão e Valores.
Também as metas e estratégias estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
SECIL
A Secil enquadra o desenvolvimento sustentável das suas atividades numa Política Integrada de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, que cumpra ou supere os requisitos legais, normativos e outros subscritos, comprometendo-se igualmente a rever continuamente o seu desempenho nestes referenciais, para responder às expetativas de todas as partes interessadas na sua atuação.
A monitorização do cumprimento dos objetivos definidos e a sua revisão periódica são objeto de uma comunicação regular, visando a transparência, o envolvimento e a motivação de todos os intervenientes, bem como a atualização constante face à evolução dos normativos a observar.
A Secil entende que a sua Visão, Missão e Valores, que são conhecidos e partilhados por todos os seus Colaboradores, constituem o referencial para o posicionamento e ação perante os seus clientes, acionistas, comunidades envolventes e demais partes interessadas.
A vertente desta visão para a área do ambiente é concretizada num conjunto de compromissos formais a que se fará referência no âmbito dos tópicos específicos de sustentabilidade.
ETSA
A ETSA é em si mesma um modelo orientado à economia circular e à sustentabilidade.
Em toda a sua atividade a ETSA assume a responsabilidade perante o seu negócio, as pessoas e a comunidade. Não é apenas por uma questão de dever mas por configurar tudo aquilo em que acreditamos que as empresas cumprem escrupulosamente toda a legislação e regulamentações ambientais, de saúde e segurança aplicáveis. O foco nesta matéria resulta bem claro dos valores para que remete a sua missão, na maioria bem enraizados em preocupações de sustentabilidade; são eles: Inovação, Excelência, Qualidade, Sustentabilidade e Segurança.
Determinante na conformação das suas políticas é a certificação ISCC (International Sustainability and Carbon Certification), como adiante resultará dos tópicos específicos de sustentabilidade.